sexta-feira, 31 de maio de 2013

Quadrilhas da Baixada brilham nos salões

Os arraiás da Baixada acertam o passo para as festas juninas da região. Na Baixada, a estimativa é que mais de 100 quadrilhas vão desfilar nos meses de junho e de agosto, fazendo a alegria de centenas de sinhazinhas, noivos e padres, personagens que integram o rico folclore da dança. As quadrilhas juninas surgiram em áreas rurais da França e foram trazidas para o Brasil por membros da Corte Imperial em 1820.

O caminho da roça começa nos dias 8 e 9 de junho em duas cidades: Duque de Caxias e São João de Meriti. Em Caxias, Campos Elíseos e o bairro Figueira serão sede do Arraiá da Faquabaf (Federação das Associações de Dança de Quadrilhas e Arraiás da Baixada Fluminense). Vinte quadrilhas vão se apresentar na disputa do campeonato organizado pela entidade.

Wagner Bastos, 33 anos, dançarino da quadrilha Show Meritiense, é um dos mais entusiasmados. “A Baixada tem tradição de ter os grupos mais fortes e mais animados. É uma tradição que lutamos para que não morra”, explica.

A maior expectativa é quanto à realização do Arraiá do Rio, evento promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. É o maior campeonato de quadrilhas do estado. A quadrilha Chega Mais, do Parque Juriti, em São João de Meriti, é uma das maiores ganhadoras, com cinco campeonatos. “Todos os anos, escolhemos um tema. No ano passado, falamos sobre os ciganos. Este ano, homenageamos o chorinho”, explica o presidente da quadrilha Chega Mais, Jorge Domingos. 
No ateliê da quadrilha Corações Unidos, no bairro Jardim Sumaré, uma das poucas a ter crianças e adolescentes, o ritmo é acelerado. E quem dá as cartas lá é alguém acostumado à velocidade na produção: o carnavalesco Ricardo Paulino. “São as minhas maiores paixões, o Carnaval e a quadrilha”, explica.

Além das roupas da Corações Unidos, o ateliê confecciona o figurino a ser usado por outras quadrilhas. “Parece muito com o ritmo do Carnaval”, diz Paulino.

Fonte Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário