segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vacinação contra poliomielite continua em Nova Iguaçu

A vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil continua sendo realizada em Nova Iguaçu até o próximo dia 21 de junho. A Campanha Nacional começou no dia 8 e segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (SEMUS), até o momento já foram imunizadas mais de 26 mil crianças, o que representa um total de 52% do público-alvo, que são crianças de 6 meses a 4 anos de idade. 
Para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é a de vacinar pelo menos 95% das crianças, a Prefeitura de Nova Iguaçu mantém a campanha nos 52 postos de saúde do município, que funcionam de segunda e sábado, das 8h às 17h. Ainda de acordo com o balanço parcial da campanha, a maior procura aos postos de saúde da cidade tem sido em crianças entre 2 a 3 anos, com quase 60% de imunização. “É importante que a população participe dessa campanha levando suas crianças aos postos de saúde e não deixando para última hora. A prevenção é a melhor forma de proteger contra essa e outras doenças. Em Nova Iguaçu a Atenção Básica é uma das prioridades do governo do prefeito Nelson Bornier. Não só essa campanha, como outras que podem ajudar a evitar doenças serão sempre tratadas de forma prioritária”, garante o secretário de Saúde da cidade, Luiz Antônio Teixeira Júnior. 
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença viral que pode provocar lesões permanentes nos membros inferiores, levando-os à flacidez muscular e até morte. A eficácia da vacina pode chegar até 95% e é administrada em três doses para reforçar a imunidade mais prolongada. Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38 graus ou sensibilidade a algum componente da vacina não podem ser imunizadas. É importante que pais e responsáveis levem a carteirinha de vacinação para atualização. 

 

COMANDANTE DA PM NA BAIXADA DIZ QUE NOVA IGUAÇU PRECISA DE 600 POLICIAIS

Seiscentos é o número mínimo de policiais militares necessário para a criação do Batalhão da PM em Nova Iguaçu, informa o comandante do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Baixada Fluminense, coronel Cláudio Lima Freire.
Em entrevista ao DIA, o comandante, que assumiu no dia 24 de março, explica que o novo batalhão vai beneficiar, além dos iguaçuanos, as populações de Mesquita e Nilópolis, desde que o número de policiais do 20º BPM (Mesquita) não seja reduzido.
“Seiscentos é um número dentro da normalidade. Os 637 PMs do 20º BPM poderiam fazer um serviço de melhor qualidade em Mesquita e em Nilópolis”, explica. 
Ex-coordenador operacional das Unidades de Polícia Pacificadora, o coronel afirma que há projetos para a instalação de UPPs na Baixada, Mas diz acredita que essa não é a única solução para reduzir a criminalidade.
Ele cita o exemplo da favela da Chatuba, que ganhou uma companhia destacada. “O poder paralelo não existe mais lá. O território é do cidadão”, garante o comandante.
Esta não será a primeira experiência do coronel Lima Freire na Baixada. Ele comandou o 39º BPM (Belford Roxo) e, como conhece a região, afirma que sabe das necessidades de cada batalhão.
Ao assumir o comando do 3º CPA, uma de suas primeiras medidas foi a troca nos comandos dos batalhões de Queimados e de Caxias entre os tenentes-coronéis Ranulpho Brandão e Maurício Faria da Silva.
“Brandão foi capitão e major em Caxias por quase seis anos. E é mais fácil usar um profissional que já conhece a área”, justifica Lima Freire.
Outra medida tomada, foi o aumento, em São João de Meriti, do número de policiais no Regime Adicional de Serviço (RAS), que estende o horário de trabalho. “Passamos de 57 para 80 policiais”.
Coronel nega migração de traficantes
Desde a instalação das primeiras UPPs no Rio de Janeiro, há quem afirme que bandidos de lá tenham nas cidades da Baixada seus principais refúgios. O comandante Lima Freire nega e diz que é preciso analisar os dados com frieza.
“Só posso falar em migração quando prender 100 bandidos na Baixada e metade for do Rio. Não há essa estatística qualitativa. A grande maioria dos presos nos 13 municípios é da região”, afirma o coronel.
Fonte Jornal O DIA

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ESTADO PODERÁ TER CADASTRO DE DOCUMENTOS ROUBADOS

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (13/06), e primeira discussão, o projeto de lei 409/11, que determina a manutenção, pelo Poder Executivo, de cadastro com dados de documentos pessoais roubados, furtados ou extraviados no estado. Com a intenção de impedir o uso de informações em golpes, o texto define que o cadastro conterá nome completo da vítima, o órgão expedidor do documento e seu número.
De acordo com a proposta, do deputado Waguinho (PRTB), a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro consultará o cadastro sempre que lhe for encaminhado pedido de constituição ou alteração contratual de empresa, que serão indeferidos caso o nome de sócio conste no cadastro. O órgão terá o prazo de 24 horas para comunicar a tentativa irregular de utilização do documento ao órgão gestor do cadastro.
Na justificativa que acompanha o texto, o autor argumenta que o modelo atual de informação de roubo ou extravio não protege as pessoas do uso de suas informações em crimes. “Atualmente, quando um documento é roubado ou perdido, o cidadão se encaminha até uma delegacia de polícia para fazer o boletim de ocorrência. Entretanto, só esse procedimento não impede a ação de bandidos que utilizam esses documentos para aplicar diversos golpes como habilitar telefones celulares, abrir contas bancárias, contrair empréstimos e até abrir empresas, pois não existem dados referentes a esses documentos na Junta Comercial, o que impediria a sua utilização”, cita

Visita a Pezão garante mais obras em Belford Roxo e Baixada

O deputado estadual Waguinho (PRTB), esteve reunido com o vice -governador Luiz Fernando Pezão, no Palácio Guanabara, no Rio. Na pauta do encontro, vários pedidos de melhoria da infraestrutura do município de Belford Roxo e da Baixada Fluminense.
Encerrada a reunião, o deputado teve muitos motivos para comemorar. Ele saiu do gabinete do vice-governador com a promessa de diversas obras para a cidade de Belford Roxo e Baixada.
Na ocasião, o deputado aproveitou para agradecer os investimentos estaduais no município e formalizou os novos pedidos, que foram prontamente atendidos pelo vice-governador. “Quero agradecer publicamente ao vice-governador Pezão, que tem sido um grande amigo de Belford Roxo e da Baixada e vem viabilizando diversos projetos e obras”, enfatizou Waguinho.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Nova Iguaçu vai ganhar Batalhão da PM

Desejo antigo de moradores e comerciantes, Nova Iguaçu, enfim, vai ganhar batalhão da PM. A informação foi confirmada pelo comandante-geral da corporação, coronel Erir Ribeiro, nesta terça-feira. Destacamentos de Policiamento Ostensivo também serão reformados, o que vai garantir reforço de 600 policiais na cidade. 
O oficial visitou terreno cedido pela prefeitura para erguer o quartel. As obras devem começar e ser concluídas no ano que vem. 
Outra cidade da Baixada também está na mira do governo estadual para ganhar reforço no policiamento. Apesar de o projeto ainda não ter sido finalizado, Duque de Caxias também vai receber Companhias Destacadas em áreas consideradas críticas.
Uma delas pode ser a comunidade da Mangueirinha, braço armado de traficantes da facção Comando Vermelho naquela região.
Fonte O Dia 

Bornier não quer mais festa de Santo Antônio no Centro

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, já decidiu que esta é a última vez que o tráfego de veículos será interrompido na Rua Marechal Floriano Peixoto, onde está localizada a Catedral de Santo Antonio de Jacutinga, para os festejos do padroeiro do município.
Prevendo os problemas no trânsito com antecedência, dois meses atrás Bornier propôs à Diocese de Nova Iguaçu a transferência do local dos festejos para uma área de 50 mil metros quadrados nas proximidades do Aeroclube, próximo à Rodovia Presidente Dutra. No local, a Rede Globo promoveu recentemente o Viradão Carioca sem causar problemas ao trânsito. "Não dá mais para permitir o fechamento de uma rua tão importante para o fluxo de veículos como a Marechal Floriano. A Diocese precisa entender e colaborar conosco na escolha de outro local para os festejos populares de Santo Antonio", disse Bornier depois de informar a frota de veículos aumentou 104% em Nova Iguaçu nos últimos oito anos.
“No ano que vem a festa de Santo Antonio de Jacutinga terá que ser realizada, com o apoio da Prefeitura, em outro local", afirmou Nelson Bornier, que vai rediscutir com o bispo D. Luciano Bergamim as consequências da interdição da Marechal Floriano para os festejos. Para amenizar o caos no trânsito da área central de Nova Iguaçu, a secretaria de Transportes reforçou com mais 30 homens o número de agentes de trânsito nas proximidades da Via Light, a mais prejudicada.
A interdição da Marechal Floriano ao tráfego de veículos começou no último sábado e vai até quinta-feira próxima, dia do padroeiro, quando haverá missas durante todo o dia, sendo que a das 10 horas será celebrada por Dom Edson, Bispo Auxiliar do Rio. Santo Antonio está sendo festejado também no bairro da Prata, Nova Iguaçu, onde a comunidade católica lota a histórica igrejinha todos os dias há uma semana.
 

Filho do dono do jornal Hora H é assassinado em Nova Iguaçu

O empresário José Roberto Ornelas de Lemos, o Betinho, filho de José Lemos, dono do Jornal “Hora H”, um dos principais jornais da Baixada Fluminense, foi executado com pelo menos 44 tiros no início da noite desta terça-feira. Betinho foi baleado em uma padaria na Rua Eduardo Pacheco Vilena, no bairro Corumbá, em Nova Iguaçu, e levado por amigos para o Hospital da Posse, onde médicos tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. O caso foi registrado na 58ª DP (Posse).

O pai da vítima, que costuma usar um carro blindado, disse que o filho sofria constantes ameaças.
— O jornal é muito forte na região. A gente vinha batendo muito em alguns assuntos — disse José Lemos.
Segundo a delegada Tércia Amoedo, diretora do Departamento Geral de Polícia da Baixada, a polícia irá traçar o perfil da vítima para chegar aos principais interessados em sua morte. O caso está sendo investigado pela 58ª DP (Comendador Soares).

— Vamos tentar apurar como tudo aconteceu e qual foi a motivação do crime. Temos informações que o jornal dele era combativo e fazia muitas denúncias — disse.

Comandante do 20º BPM (Mesquita), o coronel Max Fernandes ressaltou que neste momento a polícia precisa entender o que houve para depois avaliar a necessidade de aumentar o efetivo que patrulha o bairro. “A questão da localidade não tem influência sobre as circunstâncias do crime. Poderia ter acontecido em qualquer local”, disse.





terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto de lei protege cidadão de fraudes

Tramita na Alerj o Projeto de Lei n° 409/2011, que dispõe sobre cadastro de dados de documentos pessoais, roubados, furtados ou extraviados. De autoria do deputado estadual Waguinho, líder do PRTB na ALERJ, o PL tem por objetivo proteger o cidadão de possíveis golpes e delitos que são realizados quando estes documentos caem em mãos de criminosos.

De acordo com o deputado, Quem teve documentos roubados ou perdidos pode comprovar que a dor de cabeça de cabeça para tirar uma nova via não é nada comparada com os transtornos de ser surpreendido por cobranças indevidas e descobrir que outra pessoa está utilizando seus dados para efetuar compras.
“Segundo levantamentos da Serasa Experian, o risco de ser vitima de fraude é 120% maior para quem tem um de seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados. Os estudos apontam ainda que as fraudes aumentam 25% em vésperas e durantes os feriados. O que pretendemos é buscar evitar esse tipo de delito, que se acentua a cada dia, pois os tipos de fraudes estão ficando cada vez mais sofisticados. Conforme o art. 24, III, da Constituição Federal, cabe aos Estados legislar concorrentemente a respeito de juntas comerciais. Além disso, por ser matéria que envolve questão ligada à segurança pública, isso também é atribuição do Estado”, destacou Waguinho.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

CEDAE INTERLIGA NOVA ADUTORA DA BAIXADA NESTE SÁBADO


 A Cedae vai interromper temporariamente, neste sábado (08/6), o abastecimento de parte da Baixada Fluminense para a realização de serviços de interligação dos trechos finais da nova adutora da Baixada, em fase final de construção. Devido aos serviços, o abastecimento será paralisado por 12 horas – das 9 horas às 21 horas - em parte do município de Nova Iguaçu e nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita e São João de Meriti.


Durante a paralisação do fornecimento de água serão realizadas interligações de trechos da nova adutora, entre as quais a ligação de tubulação de 600 milímetros de diâmetro responsável por abastecer o reservatório Brasília, no Centro de Nova Iguaçu.

A concessionária pede aos moradores que não desperdicem água até a conclusão do serviço. O abastecimento será retomado imediatamente após o fim das intervenções, mas em algumas áreas mais isoladas, como regiões mais altas e “pontas” do sistema, poderá levar até 48h após para ser totalmente restabelecido.

A nova adutora terá 25,72 quilômetros de extensão e será inaugurada até julho deste ano. A obra exigiu investimentos de R$ 30 milhões e beneficiará uma população de 2,5 milhões de habitantes, ampliando a distribuição de água potável para a Baixada Fluminense como um todo e melhorando o funcionamento do booster (conjunto de bombas que mantem as pressões da rede) da Baixada



Baque da Mata leva seu cortejo de maracatu ao último dia de festa do Arraiá D'Ajuda em Nova Iguaçu

Ao som de muito maracatu, as comemorações do São João de uma das festas juninas mais tradicionais da Baixada, o Arraiá D'Ajuda, seguem em grande estilo com o grupo Baque da Mata, neste domingo (09/06), na Praça do Skate. A partir das 18h, o cortejo com os ''batuqueiros'' promete animar o público levando um pouco da história e da sonoridade de uma das representações culturais mais legítimas do país.
O Maracatu Baque da Mata reúne, desde 2011, amigos e percussionistas apaixonados pelo ritmo para difundir a cultura regional brasileira aliando arte às questões sociais e ambientais da região. Como a maioria das manifestações populares do país, é uma grande mistura das culturas africanas, indígenas e europeias. A batida, ou ''baque'', surgiu inicialmente de forma despretensiosa para o grupo de Nova Iguaçu. Após mergulhos em estudos e pesquisas do maracatu de baque virado de Recife, a frequência de encontros e o aumento do número de interessados em aprender instrumentos como alfaia, caixa, gonguê e ganzá, surgiram as oficinas livres. Inicialmente realizadas em local fixo, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, agora também adotam modelos itinerantes em praças públicas e bairros próximos ao Centro da cidade, somando ainda mais adeptos durante os ensaios e oficinas realizadas paralelamente na quadra da Escola de Samba Leão de Iguaçu - sempre às quintas, a partir das 19h.
Além do Maracatu, o grupo estuda e permeia por diferentes ritmos e danças brasileiras como o Coco, a Ciranda e o Afoxé.
O primeiro grupo de Maracatu da Baixada Fluminense acredita que é possível descobrir e incentivar a geração de novos músicos, percursionistas e dançarinos dispostos a participar com alegria e responsabilidade deste movimento - que se reconhece consciente de sua real missão: divulgar com cunho social e ecológico um dos segmentos mais ricos e plurais da cultura popular brasileira. Apresentações, cortejos, ensaios abertos e demais intervenções artísticas também fazem parte das atividades do Coletivo. Desde de setembro de 2012, as oficinas gratuitas e abertas transformam as ruas e demais espaços públicos em pontos de resistência cultural brasileira na cidade.

Projeto de Lei do Deputado Waguinho obriga a instalação de equipamentos de proteção nas pontes e viadutos do Estado do Rio de Janeiro como prevenção de acidentes


O Projeto de Lei Nº 2217/2013 de autoria do deputado Estadual Waguinho (PRTB/RJ) pretende minimizar o resultado morte decorrente de colisões entre veículos e de impedir suicídios, na área compreendida pelo perímetro urbano através da instalação de equipamentos de proteção contínuos (tela de proteção) nas laterais, das pontes e viadutos.


 De acordo com o deputado, O PL tem por objetivo evitar a queda de veículos de viadutos e pontes como o caso recente do ônibus que vitimou 7 pessoas ao cair de um viaduto na Avenida Brasil. “Em muitos casos após colisões passageiros são arremessados para fora dos veículos caindo de alturas e provocando a morte.Não fosse só isto, temos ainda o caso dos que querem dar cabo da própria vida, atirando-se de pontes e viadutos, os chamados suicidas”, acrescentou.
O deputado também destaca o irrisório custo das telas de proteção comparado à importância de uma vida humana, assim como se mostra irrelevante em relação ao faturamento de pedágios cobrados em algumas vias, pontos estes que reforçam a viabilidade da instalação dos dispositivos de proteção.
“Essas ações devem ser imediatas, não só na prevenção como também na proteção posterior, a fim de salvar vidas e resguardar o direito de ir e vir da população como um todo”, ressaltou. 


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Atos Oficiais - Prefeitura Nova Iguaçu










Link: Atos Oficiais 06 de junho de 2013

Justiça do Rio proíbe pregação e cultos religiosos em trens da SuperVia

A 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro proibiu a realização de cultos religiosos nos vagões da SuperVia. A empresa terá de providenciar a colocação de avisos em suas bilheterias e trens, comunicando ao público a proibição de cultos religiosos, de qualquer natureza, no interior das composições.
Além disso, a Justiça determinou ainda que a SuperVia deve informar sobre a possibilidade do uso de força em caso de desobediência, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A sentença estipula também que a SuperVia deve adequar os avisos aos seus passageiros, aumentando o tamanho e utilizando cores chamativas de modo a torná-los mais visíveis.
A decisão é favorável a uma ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Rodrigo Terra, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. A ação se baseou em inquérito civil que registrou mais 100 queixas à SuperVia. De acordo com o promotor, as reclamações apontam que as manifestações religiosas incomodam grande parte dos usuários, por serem feitas a altos brados, por meio de entonação de cânticos, instrumentos musicais, gritarias e ofensas verbais àqueles que não comungam da mesma fé.
O promotor Rodrigo Terra afirma que, "embora a maioria das reclamações se refiram a grupos evangélicos, o fato é que qualquer segmento religioso que adote práticas semelhantes, capazes de constranger ou causar desconforto aos usuários do serviço, não encontra nos vagões ferroviários o ambiente adequado para a manifestação de seu credo".
SuperVia diz que já cumpre medidas
Em nota, a SuperVia informou nesta quarta-feira que já cumpre as determinações desde setembro de 2009, quandou houve decisão semelhante da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. "A ação já estabelecia que a concessionária deveria colocar avisos nas bilheterias e nos trens, em local visível, comunicando ao público a proibição de qualquer manifestação religiosa, informando, inclusive, sobre a possibilidade de cessação coercitiva, pela autoridade policial", diz o texto.

A empresa também garante já ter orientado líderes religosos a respeito da decisão judicial, "que se comprometeram a cumprir e mutiplicar a determinação". "É importante ressaltar que a empresa não faz nenhuma discriminação de caráter religioso", diz a SuperVia, que recorrerá contra o trecho da decisão que estipula multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.

Baixada tem promoção para todos os gostos no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados promete ser quente na Baixada. De acordo com Cláudio Rosemberg, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Iguaçu, a expectativa é de aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. No setor de motéis, sex shops e restaurantes, o otimismo é ainda maior. A expectativa é de um aumento de até 300% no faturamento em relação a um dia comum.

Para Claudio Rosemberg, cidades como Nova Iguaçu e Duque de Caxias ainda são beneficiadas com a data, já que no dia seguinte, 13 de junho, se comemora o feriado municipal de Santo Antônio. “O comércio lucra porque são comprados dois presentes. Já quem vai para os restaurantes aproveita o clima de feriado no dia seguinte e acaba consumindo mais”, diz.
O presidente da CDL de Nova Iguaçu, o gasto médio em compras deve ser de R$ 100. Ele antecipa que outro setor aquecido no Dia dos Namorados são as lojas de chocolates. “Muitos casais passaram a se presentear com chocolates”. Segundo ele, a data já é a segunda em vendas, só perdendo para a Páscoa.
"O Dia dos Namorados é o nosso Natal”, vibra Luiz Lecas, sócio do restaurante Pizza e Pasta, em Nova Iguaçu. No dia 12 de junho, o casal que for ao restaurante receberá flores como cortesia. O medalhão à piamontese (R$ 59,20) é o prato mais pedido.
O casal de namorados Wellington Félix Rebouças, 26 anos, e Tuilla Barros, 24, é um dos que escolheram o Pizza e Pasta como local para comemorar. “Para o dia 12 de junho, prometo uma surpresa ainda maior”, despista Wellington.
Wilson Ferreira, o popular ‘Jorge’, dono do Churrasquinho do Jorge, que tem filiais em Nova Iguaçu e Nilópolis, também está otimista. “É a data mais esperada dos restaurantes”, diz ele. Segundo Wilson, a dica é a meia picanha (R$ 49,60), que acompanha arroz, batata, farofa e molho à campanha, ou os espetinhos de carne (R$ 3,60 cada).
Carro zero e passagens a Buenos Aires
As principais shoppings da Baixada criaram promoções para esquentar a venda no Dia dos Namorados. No Top Shopping, em Nova Iguaçu, Grande Rio, em São João de Meriti, e Caxias Shopping, em Duque de Caxias, é necessário juntar R$ 300 em compras e participar das promoções.
O Caxias Shopping vai sortear um Honda Fit, zero quilômetro, para os que juntarem as notas fiscais em compras nas suas lojas. O sorteio será no dia 13 de junho. O Shopping Grande Rio dará uma luminária temática para quem juntar R$ 300 em notas. Não é sorteio, mas para receber o produto é necessário acrescentar R$ 5 em dinheiro nos postos de troca no shopping.
O Top Shopping vai sortear cinco viagens a Buenos Aires. Para participar, é preciso juntar R$ 300 em notas. O sorteio é no dia 12 de junho.
Nos motéis, bombons de brinde
O empresário Luciano Alves, dono dos motéis Medieval e Comanche, ambos em Nova Iguaçu, e Mar del Plata, em São João de Meriti, está otimista com o Dia dos Namorados. A alegria não é para menos. Segundo ele, é o único dia do ano em que há 100% de ocupação.
O casal que comparecer a um dos motéis vai receber bombons de brindes. “É a data mais aguardada”, diz.
Os empresários Ricardo Gomes Ferraz, 30 anos, e Priscila Ferraz, 26, casados há quatro anos, mantêm a paixão até hoje. Moradores de Nova Iguaçu, eles fazem segredo sobre o destino deles no Dia dos Namorados. “Será algo bem romântico”, resume Ricardo.

Fonte Jornal O Dia

Matéria assinada por Marcos Galvão

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Feliz Aniversário !

6 de Junho
_________________________________________________________________________________

Parabéns Maria Eduarda (Esquerda) com sua Avó Conceição
Seus pais Cristiane Azevedo e Paulo

Atos Oficiais - Prefeitura de Nova Iguaçu

Disque 100 terá reforço durante Copa das Confederações

A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse ontem (04/06) que o governo vai intensificar o trabalho preventivo para inibir a prática de exploração sexual contra crianças e adolescentes durante a Copa das Confederações. Durante seminário na Câmara, ela apontou que haverá um reforço no plantão do Disque 100, para recebimento de denúncias e que os conselhos tutelares nas cidades-sede manterão pontos de atendimento próximos às arenas esportivas.
De acordo com a ministra, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) firmou um pacto com municípios onde haverá jogos com o objetivo de aumentar a fiscalização e ampliar os pontos de apoio à criança e ao adolescente.

“A secretaria acredita firmemente nos comitês locais que vão estar operando. Temos um pacto com os municípios onde haverá a Copa das Confederações e ao lado dos locais dos jogos vamos ter plantões que vão funcionar com o apoio dos conselhos tutelares. Também estamos reforçando a nossa estrutura de plantão do Disque 100 e vamos ter contanto direto com as localidades onde haverá jogos”, disse Maria do Rosário.
De acordo com a ministra, esse trabalho tem como foco principal atuar na prevenção de crimes e, além disso, mostra para o mundo que o Brasil combate a exploração sexual contra menores.
“Estamos trabalhando com um objetivo que é a prevenção. Não estamos fazendo isso pensando que vamos viver uma epidemia de violência [contra a criança e o adolescente], ao contrário. Mas para mostrar a todos os estrangeiros que o Brasil não tolera exploração sexual de crianças e de adolescentes, que é crime”, frisou a ministra.


Fonte ZM Noticias

Estudantes de Nova Iguaçu fazem primeira seletiva de preparação

De olho em futuras olimpíadas, estudantes das escolas municipais de Nova Iguaçu participaram das primeiras seletivas para o programa Atletas na Escola, do governo federal. De acordo com os professores de educação física da Vila Olímpica, onde estão sendo realizadas as provas, muitos chegam desajeitados, mas com potencial a ser trabalhado.
Para o secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, a adesão da Secretaria Municipal de Educação ao programa Atleta na Escola é uma experiência única para os jovens que não conhecem o atletismo. “Este programa é um detector de talentos. Investir no atletismo, que é a base de todos os esportes, significa investir no próprio estudante, que com certeza terá aumento do rendimento escolar”, aposta o secretário.
Nem a chuva impediu os alunos das Escolas Municipais Menino de Deus, Visconde de Itaboraí, Chaer Kazen Kalaoun, Heitor Dantas e Monteiro Lobato de enfrentarem a pista de corridas ou a caixa de areia, onde acontecem os saltos. Com muita garra, os estudantes torciam uns pelos outros enquanto aguardavam o momento da apresentação.
Segundo o coordenador de Atletismo da Vila Olímpica, Irani Silva Filho, estão sendo observados ritmos de passada, coordenação e os tempos. “Como a maioria chega cru, os que fizerem os melhores tempos e demonstrarem aptidão terão trabalhados a técnica e a largada”, explicou o coordenador.
Aluno do 5º ano na Escola Municipal Visconde Itaboraí, Fabrício Gonçalves Lopes se identificou com as provas de velocidade e já sonha em ser um velocista, como o jamaicano Usain Bolt. “Fiz o teste também no salto em distância, mas gostei mais da corrida” contou o menino. 
As irmãs Ana Lívia e Ana Lice Alves Miranda, de 11 e 12 anos, estão juntas também no sonho de se tornarem grandes atletas. Alunas da Escola Municipal Monteiro Lobato, as duas já treinam nas modalidades de velocidade e salto em distância na equipe da Vila Olímpica e se escolhidas, vão representar a unidade escolar. A próxima seletiva será nesta sexta-feira (7), com as Escolas Municipais Janir Clementino e Professor Amazor Vieira Borges.
 


Fonte Jornal de Hoje

Policlínica Dom Walmor e Nova Central Municipal de Regulação serão reinauguradas amanhã


A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu reinaugura nesta quinta-feira (6), às 10 horas, a Policlínica Dom Walmor e a Nova Central Municipal de Regulação Dr. Vinicius Quintella. O evento contará com a presença do prefeito Nelson Bornier, do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes e do secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.
A Policlínica Dom Walmor foi totalmente reestruturada e reformada, e agora conta com 22 consultórios novos e equipados, sala de gesso, sala de fisioterapia, recepção e oferece 21 especialidades médicas. São elas: ginecologia, obstetrícia, pediatria, reumatologia, oftalmologia, neurologia, geriatria, dermatologia, alergia, angiologia, cardiologia, clínica médica, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.
Além disso, a Policlínica Dom Walmor oferece exames clínicos como eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia, raio-x e exames laboratoriais.
A Nova Central Municipal de Regulação Dr. Vinicius Quintella facilita o acesso do paciente a exames de média e alta complexidade e para a marcação de consultas. O tempo de espera para marcar exames e consultas no município antes era de três meses. Com a Nova Central de Regulação, que já está em funcionamento há 45 dias, o tempo de espera já caiu para 1 mês.
A Policlínica Dom Walmor fica na Rua Dom Walmor, 234, no Centro de Nova Iguaçu.



 Fonte Jornal de Hoje

Equipes do Hospital da Posse são recepcionadas com café da manhã


O trabalho não para em um hospital de emergência. Médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros e agentes administrativos trabalham dia e noite para manter uma unidade hospitalar em pleno funcionamento. A correria é grande e o trabalho intenso. A Secretaria Municipal de Saúde, através da direção do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) com a Superintendência de Enfermagem, está promovendo está semana um café da manhã com as equipes que deixam o plantão e as que estão chegando à unidade, às 7h. O objetivo do encontro é promover a integração e agradecer a equipe multiprofissional da Classificação de Risco.
De acordo com o diretor do hospital, Dr. José, é importante promover encontros entre equipes. “Não há dúvidas quanto ao estresse físico e emocional de quem trabalha em uma unidade de saúde de emergência. Promover encontros como este se torna indispensável para tornar o dia de quem trabalha em emergência mais aprazível. É muito importante mostrar para os profissionais o quanto eles são importantes e fazem a diferença na nossa unidade”, frisou.
Segundo a superintendente de Enfermagem, Luciana Carvalho, a humanização tão propagada em nível de gestão de hospitalar se faz também necessário para o profissional que a pratica. “Pregamos sempre a humanização no atendimento aos usuários do hospital, mas também é necessário acolher com carinho e agradecer a equipe multidisciplinar que todos os dias trabalha para manter o hospital em funcionamento. Nós só temos que agradecê-los pelo empenho e dedicação”, ressaltou Luciana


Fonte Jornal de Hoje

Câmara de N. Iguaçu anula concurso por fraude e outras irregularidades

Ontem, a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu informou que o presidente do Legislativo, Mauricio Morais (PMDB), anulou o concurso realizado pela Casa no ano passado, sob a gestão do ex-vereador e candidato derrotado a prefeito pelo PRB, Marcos Fernandes.
No início deste ano, uma comissão de sindicância foi instaurada, presidida pelo consultor geral Ronaldo Macedo de Sant’Anna, para apurar denúncias de irregularidades no concurso abonado por Fernandes. Após ouvir várias pessoas, a comissão constatou a existência de várias fraudes no processo, como irregularidade na escolha da banca organizadora, Fundação de Apoio ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão do Instituto Benjamin Constant, e o favorecimento de candidatos. O relatório da comissão já foi enviado ao Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Município e ao Tribunal de Contas do Estado.
O concurso público foi aberto em maio de 2012 para 125 cargos de nível elementar, fundamental, médio/técnico e superior. As provas foram aplicadas em julho e em dezembro aconteceram as convocações.
Agora, Marcos Fernandes, que tentou ser prefeito com apoio da Igreja Universal do Reino de Deus, terá de explicar às autoridades competentes, como aprovou um concurso público cheio de irregularidades, conforme apurou a comissão investigativa da atual Legislatura.

Zinho homenageado com Moção de Congratulações e Aplausos


Ainda da Câmara de Nova Iguaçu, uma notícia boa. Muito emocionado, o jogador de futebol Zinho, tetra campeão mundial e iguaçuano de nascimento, recebeu na última terça, dia 28, uma Moção de Congratulações e Aplausos, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, vereador Mauricio Morais. “Nossa homenagem é para agradecer a este filho da nossa terra tudo o que ele tem feito pela maior paixão do brasileiro, o futebol. E por onde ele passa, leva nossa cidade com ele”, afirmou Mauricio.
Fundador do Nova Iguaçu Futebol Clube, Zinho lembrou que tudo começou na Baixada. “Eu saí daqui para ser campeão do mundo. Serei eternamente grato ao Fala Fina (Paulo César) que, assistindo minhas peladas de rua, me indicou para jogar nos grande clubes do Rio”.
Segundo conta Paulo César ‘Fala Fina’, hoje evangélico, Zinho começou a treinar no núcleo do Flamengo comandado por ele no Estádio Severino Pereira, campo do Cabuçu Futebol Clube. Dalí saiu para as categorias de base do Rubro-Negro, na Gávea.

Fonte Jornal de Hoje
 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Claro deixa clientes na mão nesta segunda




O serviço da Claro está irregular no Rio e no Espírito Santo desde o início da tarde desta segunda-feira. Segundo a operadora, o problema aconteceu por conta de uma queda de energia na estação de Henrique Lage e a empresa ainda trabalha para corrigir a falha.

Fonte SRZD


Explosão vertical na Baixada Fluminense

Se a Barra e o Recreio vêm concentrando o maior número de lançamentos imobiliários da cidade nos últimos dez anos, especialistas no setor apostam agora no crescimento em direção a outras regiões como a Baixada Fluminense.  
Em apenas três anos, quatro prédios residenciais e um apart-hotel foram construídos em Nova Iguaçu. Outro edifício comercial está pronto para funcionar. E um empreendimento de 21 andares, com piscina, academia e outras opções de lazer, sairá do papel nos próximos meses — tudo na Rua Doutor Mário Guimarães, no Centro da cidade, na Baixada Fluminense. Essa via é um dos exemplos da verticalização na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Entre 2010 e 2012, Nova Iguaçu ganhou 2.228 novas unidades residenciais e comerciais. Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi), a média é de dois lançamentos por dia. Sem considerar a capital, o município perde apenas para Itaguaí, que registrou 2.830 novas unidades.
Sete cidades da Baixada (Nova Iguaçu, Itaguaí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Mesquita e Nilópolis) ganharam 9.042 empreendimentos.
A estabilidade econômica, o crédito fácil e a disponibilidade de terrenos seriam as principais causas para o boom imobiliário voltado para as regiões da Baixada.  A procura por imóveis nessas áreas surpreendeu até especialistas. 
- Foi uma grande surpresa para nós essa demanda. Os interessados são os próprios moradores, que buscam outro estilo de vida, mas querem ficar perto dos amigos e de parentes - diz Humphrey Guabiraba, corretor de imóveis. 

Ele explicou que o tipo de empreendimento também está mudando. No lugar de casas e pequenos prédios, a previsão é construir condomínios com área de lazer nos moldes dos que já existem na Barra: 
- Os moradores de Nova Iguaçu e adjacências querem deixar de viver em casas. Eles buscam a segurança e o lazer que os condomínios proporcionam. Os lançamentos nessas áreas hoje têm piscina, área para esporte e home theater. Um dos nossos imóveis tem até boliche - disse. Até o final do ano, Nova Iguaçu receberá 580 unidades, destacou.  
A valorização dos imóveis é outro ponto importante. Na Rua Doutor Mário Guimarães, em Nova Iguaçu, uma cobertura de 213 metros quadrados, na planta, pode chegar a R$ 1,1 milhão. Já um andar inteiro de 1.100 metros quadrados, onde cabem 31 salas comerciais, está à venda por R$ 6,5 milhões.

Saiba como se candidatar para vagas na Copa e Olimpíadas no Rio

Por conta dos grandes eventos que serão realizados nos próximos anos no Rio, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, o mercado de trabalho está expandindo e as ofertas de emprego crescendo.  Todas as vagas disponíveis são publicadas no site www.rio2016.com e é através deste sistema que as pessoas podem se candidatar, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (3).
Os currículos recebidos são avaliados e os candidatos com o perfil profissional mais adequado à vaga são chamados para uma primeira entrevista. Após este processo, os perfis selecionados são encaminhados à gerência do departamento solicitante da vaga que vai avaliar os candidatos, em conjunto com a equipe de Recursos Humanos, para uma possível contratação.
A escolaridade mínima exigida para a maior parte das vagas é o nível superior completo, com conhecimento da Língua Inglesa. No entanto, o conhecimento e competências variam de acordo com o cargo a ser exercido.  Algumas vagas podem atender candidatos de nível médio técnico.

Estágio
Para quem busca um estágio, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio  lança nesta segunda-feira, um programa com 30 vagas para estudantes de diversas áreas e especializações.
Para se inscrever, o candidato deve residir e estudar na cidade do Rio e ter previsão de formatura para julho ou dezembro de 2014, podendo assim ser efetivado ao fim do período de treinamento, de acordo com a disponibilidade de vagas. As inscrições devem ser feitas no site do Comitê Rio 2016.
O banco de currículo do Comitê Organizador permanece aberto durante todo o ano. Quando há vagas disponíveis, eles selecionam os candidatos a partir do perfil definido para a posição no banco pelo site  http://oportunidades.brasil2014.com.br
Para ajudar o candidato, algumas instituições oferecem cursos livres gratuitos e pagam que podem auxiliar o interessado na qualificação. Confira a lista abaixo:
SENAC
- Agente de Informações Turísticas
Previsão de início: junho, julho e agosto
Preço: 7 parcelas de R$ 186,57
Unidades: Macaé, Niterói e Centro Politécnico (Riachuelo)
Duração: 160 horas
- Camareira em Meios de Hospedagem
Previsão de início: junho, julho e agosto
Preço: 7 parcelas de R$ 192,00
Unidades: Bonsucesso, Campo Grande, Copacabana, Niterói, Campos, Centro Politécnico, Duque De Caxias, Irajá, Angra Dos Reis, Itaguaí, Petrópolis
Duração: 160 horas
- Recepcionista em Meios de Hospedagem
Previsão de início: junho, julho e agosto
Preço: 9 parcelas de R$ 119,00
Unidades: Barra do Piraí, Botafogo, Campo Grande, Copacabana, Santa Luzia, Madureira, Niterói, Campos, Centro Politécnico, Irajá, Marechal Floriano, Angra dos Reis, Itaguaí
Duração: 160 horas
- Organizador de Eventos
Previsão de início: junho, julho e agosto
Preço: 9 parcelas de R$ 179,00
Unidades: Botafogo, Copacabana, Santa Luzia, Centro Politécnico, Marechal Floriano, Petrópolis, Barra da Tijuca
Duração: 160 horas
- Técnico em Guia de Turismo
Previsão de início: agosto
Preço: 17 parcelas de R$ 355,00
Unidades: Copacabana, Centro Politécnico, Petrópolis
Duração: 1.000 horas
- Graduação Tecnológica de Hotelaria
Previsão de início: agosto
Preço: 24 parcelas de R$ 499,00
Unidades: Faculdade Senac (Santa Luzia)
Duração: 1.600 horas
- Graduação Tecnológica de Gestão de Turismo
Previsão de início: agosto
Preço: 24 parcelas de R$ 598,00
Unidades: Faculdade Senac (Santa Luzia)
Duração: 1.600 horas

SENAI
- São Gonçalo
Espanhol Básico: 1ª turma (10/06 a 02/09)
                               2ª turma (06/06 a 15/08)
Informática Básica: várias turmas iniciando a partir de 03/06/13
Língua portuguesa: início 05/06
- Laranjeiras
Inglês básico: 1ª turma (12/08 a 16/10)
                     2ª turma (10/08 à 30/11)
                     3ª turma (10/08 a 30/11)
Espanhol básico: 1ª turma (13/08 a 17/10)
  2ª turma (10/08 a 30/11)
  3ª turma (10/08 a 30/11)
- Volta Redonda
Espanhol básico: início 04/06
- Nova Iguaçu
Inglês básico: 29/08 a 31/10

Fonte G1

UM RIO DE PROGRESSO: SETOR DE PETRÓLEO E GÁS AQUECE A ECONOMIA FLUMINENSE

Destino de grandes empresas e investimentos nacionais e internacionais, o Estado do Rio diversifica cada vez mais a sua economia. Ao longo desta semana, a série Um Rio de Progresso aponta os setores que movimentam o mercado de trabalho e o desenvolvimento fluminense. Na primeira reportagem, destaque para o segmento de Petróleo e Gás, que está cada vez mais aquecido no estado. O Rio de Janeiro produz, por dia, 1,6 milhão de barris de petróleo e 28 milhões de metros cúbicos de gás, o que representa, respectivamente, 73% e 43% da produção brasileira. De acordo com a Codin (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro), estão em curso projetos da ordem US$ 60,1 bilhões.

A produção de petróleo deve superar os três milhões de barris por dia até 2020. Maior polo do setor no Brasil, o estado abriga a sede de todas as empresas operadoras, da Petrobras e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A maior parte das fontes de pré-sal também está no Rio. Para atender a esse segmento, o Governo do Estado investe em um polo subsea. A expectativa, segundo o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Vertis, é atrair fornecedores para a atividade no fundo do mar.

– Estamos criando um programa de aumento de competitividade nesta área, com condições para que os novos fabricantes possam se instalar aqui. A perspectiva de mercado é muito grande. Esse setor deve gerar mil novas vagas de emprego – afirmou o subsecretário.

Outra expressiva oportunidade de gerar negócios são as rodadas de licitação promovidas pela ANP. De acordo com o subsecretário, são elas que movimentam o segmento de Petróleo e Gás.

– Tudo começa na pesquisa de onde está o petróleo. Por isso, essas rodadas são necessárias, para que as empresas invistam em tecnologia e pesquisa – explicou Vertis.

Com formação em engenharia aeronáutica, Renato Corsani, de 50 anos, nunca tinha pensado em atuar no setor de petróleo. O paulista está há cinco anos no Rio, depois de aceitar uma proposta para trabalhar na Petrobras. Agora, está concluindo o curso de pós-graduação em Engenharia de Petróleo e Gás Natural, da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

– Sou coordenador de projetos e me faltava embasamento técnico. Trabalho diretamente com planejamento do setor e preciso da teoria. É uma área excelente para trabalhar – disse Renato.

Cursos técnicospara a área

Atuando na área de Tecnologia da Informação da exploração e produção de petróleo, a analista de sistemas Ana Paula Valente, de 36 anos, disse que o setor é cativante.

– Sou formada em Informática e estou buscando cursos específicos para crescer. Entender melhor o que faço no dia a dia é muito interessante e me garante novas perspectivas. São muitas oportunidades – afirmou Ana Paula.

De olho na qualificação de mão de obra, a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) inaugurou um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) no Colubandê, em São Gonçalo, voltado para a área. Entre os cursos que serão oferecidos em breve estão Auxiliar em Administração de Redes; Soldador nos Processos de Eletrodo Revestido, Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador MIG/ MAG; e Soldador TIG em Aço.

Funções e médias salariais

Engenheiro Químico (Petróleo e Borracha) - R$ 19.766
Técnico de Produção em Refino de Petróleo - R$ 14.542
Operador de Exploração de Petróleo - R$ 11.425
Técnico de Mineração (Óleo e Petróleo) - R$ 11.047
Técnico em Petroquímica - R$ 9.521
Técnico Químico de Petróleo - R$ 9.444
Sondador (Poços de Petróleo e Gás) - R$ 9.045
Cimentador (Poços de Petróleo) - R$ 7.258
Operador de Painel de Controle (Refinação de Petróleo) - R$ 6.417
Operador de Transferência e Estocagem - R$ 4.642
Plataformista - R$ 3.537
Desincrustador - R$ 1.711

Policial pula em rio e prende, a nado, suspeito de tráfico na Baixada Fluminense

Três suspeitos de tráfico de drogas foram presos por policiais militares neste domingo (2) na favela da Beira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Um dos homens tentou fugir a nado, mas um PM pulou atrás dele no rio e conseguiu alcançá-lo.

Os outros dois, ao perceberem a aproximação dos agentes, buscaram escapar entrando em casas de moradores. Um deles foi encontrado em um banheiro e o outro, encolhido embaixo de uma pia.

Entre os suspeitos estava o homem conhecido como Playboy, identificado pela polícia como o chefe do tráfico local. Com eles, os policiais encontraram maconha, cocaína, cheirinho da loló e um revólver cromado calibre 38.

O caso foi registrado na Delegacia da Posse (58º DP).

domingo, 2 de junho de 2013

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA CENTRO INTEGRADO DE COMANDO E CONTROLE


O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (31/05), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que funcionará, na Cidade Nova, como base de monitoramento das demandas cotidianas e dos grandes eventos que a cidade sediará. O primeiro teste operacional das instalações que custaram cerca de R$ 104,5 milhões - 70% do Estado e 30% da União - será realizado neste domingo, durante o amistoso Brasil e Inglaterra, no Maracanã.

Inspirado em modelos integrados de segurança adotados em Londres, Nova Iorque, México e Madri, o CICC vai abrigar diferentes órgãos do estado, município e governo federal, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil e Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (Cet-Rio).

Depois de ressaltar o padrão de excelência tecnológico do CICC, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que o centro servirá como base de coordenação da segurança pública das cidades-sede da Copa das Confederações.

- Essa obra é impactante pela tecnologia e funcionalidade. Este centro é exemplo para o mundo. A segurança pública do país ganha em qualidade, é um legado que vai ficar para a sociedade brasileira após os grandes eventos. O CICC do Rio de Janeiro terá papel central na articulação das seis cidades-sede na Copa das Confederações - disse Cardozo.

No prédio, representantes das forças policiais poderão acompanhar o que acontece no estado por um telão de cinco metros de altura por 17 de comprimento, com 98 monitores LED. Nesta primeira fase, voltada para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, funcionará o terceiro andar, com a sala de acompanhamento de grandes eventos. Também poderá ser utilizada a área de gerenciamento de crises.

O prédio de quatro pavimentos abriga os serviços de teleatendimentos da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O governador Sérgio Cabral destacou que, a partir do segundo semestre, o centro disponibilizará serviços à população 24 horas por dia. Ressaltando a importância da parceria com o governo federal, Cabral também informou que o Ministério da Justiça entregará mais equipamentos ao CICC.

- Aqui teremos as polícias federal, civil e militar, forças armadas, bombeiros, serviços da prefeitura e concessionárias trabalhando todos os dias pela população. Serão acrescentados aqui mais serviços e tecnologia pela parceria com o Ministério da Justiça, que vai disponibilizar ônibus para servirem de centros de controle móveis e ganharemos mais um equipamento para helicóptero de última geração - afirmou o governador.

FAETEC INSCREVE ATÉ DIA 7 PARA MAIS DE 3 MIL VAGAS EM CURSOS


Reta final das inscrições para 3.663 vagas em cursos Técnicos de Nível Médio e Superiores Tecnológicos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Os interessados têm somente até a próxima sexta-feira, 7 de junho, para realizar o cadastro no site da Fundação (www.faetec.rj.gov.br).


As oportunidades são voltadas para os diversos setores da economia do Estado, sendo mais da metade das vagas voltada para os cursos Técnicos de grande procura no mercado, como Edificações, Mecânica, Eletrônica, Petróleo e Gás, Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração. As aulas começam no segundo semestre deste ano.

Por apresentarem conteúdo mais prático e também pela curta duração (de um ano e meio aproximadamente), os cursos Técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado de trabalho. Para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o trabalho desenvolvido pela Faetec tem como principal objetivo formar mão de obra qualificada em todos os níveis, gratuitamente.

– O jovem de hoje não tem tempo a perder e os cursos da Faetec cumprem o papel de garantir a formação gratuita e de qualidade em um curto espaço de tempo –explica o secretário.

Já o presidente da Fundação, Celso Pansera, destaca a grande procura pelos cursos oferecidos pela Fundação e enfatiza a atenção com o calendário do processo seletivo.

– É importante destacar também que as inscrições seguem até 7 de junho, mas o grande número de inscritos comprovam que a Fundação vem cumprindo o seu papel de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade –observa o presidente.

A modalidade Subsequente, que é para quem já concluiu o Ensino Médio e retorna para fazer apenas o Técnico, traz 2.960 oportunidades. Já a Concomitância Externa, segmento em que o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e fará somente o Técnico na Faetec, é oferecida somente no Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Paracambi, com 30 vagas em Informática. Há, ainda, as Especializações em Saúde da Família e em Enfermagem do Trabalho, que somam 105 oportunidades.

Para aqueles que desejam fazer o Ensino Superior, são 608 vagas nos seguintes cursos Tecnólogos: Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados, Sistemas de Informação, Informação e Comunicação, Processos Gerenciais, Logística, Gestão Ambiental e Pedagogia. Esses são oferecidos nas Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto Superior de Educação (Iserj) e no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), em Campos dos Goytacazes.

Faetec Digital

Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem recorrer a uma das 91 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 10h às 17h. A apresentação do CPF é necessária para o cadastro. A taxa de inscrição será cobrada para todos os cursos, exceto os do Proeja. Ao término do cadastro, será emitido um boleto de R$ 33,90, cujo valor pode ser quitado em qualquer agência bancária até a data do vencimento.

Processo seletivo: A disputa será decidida por meio de provas objetivas, no dia 23 de junho (domingo). Serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e, para algumas modalidades, também haverá Conhecimentos Específicos e/ou Redação, a fim de avaliar a compreensão e interpretação de textos, o raciocínio intuitivo, e as estratégias para a resolução de problemas.

As únicas exceções são para aqueles que estiverem concorrendo às oportunidades do Proeja e da ETET Martins Pena, cujas inscrições encerraram na segunda-feira, dia 27 de maio. O sorteio das vagas do Proeja está marcado para 15 de junho. Já os candidatos da Martins Pena realizarão o teste de habilidade específica nos dias 22 e 23 do mesmo mês, sábado e domingo.